Perfil

Vida Extra

Objetos pessoais de Anthony Bourdain vão ser leiloados online

São 215 itens, nos quais se inclui uma faca personalizada do chefe, que morreu há um ano

David Scott Holloway

Um conjunto de 215 objetos do norte-americano Anthony Bourdain, um dos chefes mais reconhecidos do mundo, será leiloado online em outubro. O leiloeiro, Lark Mason, estima que o valor total das vendas ande entre os 200 e os 400 mil euros, parte dele a servir para financiar bolsas de estudo no estrangeiro aos alunos do Instituto Culinário Americano. A bolsa criada em nome de Bourdain chama-se Anthony Bourdain Legacy Scholarship. O restante valor arrecadado, que na verdade é a maioria (60%), irá para a ex-mulher do chefe, Ottavia Busia (já não estavam casados no momento da morte de Bourdain), e para a filha de ambos, Ariane.

Os pertences a ser leiloados são um retrato do chefe, como conta Mason ao The New York Times. Incluem peças artísticas criadas por amigos, como o ilustrador Ralph Steadman ou John Lurie, livros, manuscritos do trabalho do chefe, bem como uma personalizada e adorada faca de aço, da marca Bob Kramer (e que deverá receber o valor mais alto de ofertas). Ao contrário do que seria de esperar, dada a quantidade de viagens que Bourdain fez durante toda a vida, há poucos objetos a remeter para esse universo — como recebia muitas ofertas em todos os países por onde andava, tornou-se “mais seletivo”.

Em entrevista, Mason conta que não conheceu Bourdain pessoalmente (a família de Bourdain contratou a empresa Lark Mason Associates para o leilão), mas que os seus objetos mostram como era uma pessoa elegante e simples. Gostava de roupas que funcionassem bem com tudo e facas limpas, afiadas e práticas.

Os pertences do chefe vão ser expostos em Nova Iorque, em Savannah, no estado da Geórgia, e em New Braunfels, no Texas, durante o leilão, que decorre entre os dias 9 e 30 de outubro.

O chefe, que se notabilizou sobretudo como apresentador de programas como “No Reservations”, morreu no dia 8 de junho de 2018.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.