Perfil

Vida Extra

MoteLx. Festival Internacional de Cinema de Terror arranca esta terça em Lisboa — sob o signo do número 13

“Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho, e “Ma”, de Tate Taylor, abrem o festival que já se tornou um clássico na rentrée lisboeta

“Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho

IMDb

É a 13ª edição do MOTELX, o que não é dizer pouco tratando-se de um festival de cinema de terror. O 13 é o número preferido dos supersticiosos e muitos deles estarão certamente sentados nas cadeiras do Cinema São Jorge, em Lisboa, nos próximos dias. O Festival Internacional de Cinema de Terror começa esta terça-feira, dia 10 de setembro, e vai até domingo, 15. Pelo meio, isso mesmo: uma sexta-feira 13.

Com o MOTELX vêm filmes de EUA, Brasil, Dinamarca e Coreia do Sul, uma mini volta ao mundo com promessas de pânico. A vontade de o sentir é tanta que a sessão de abertura está já esgotada. É a estreia nacional de “Ma”, filme do americano Tate Taylor, que traz Octavia Spencer no principal, e ousado, papel. Antes disso, e depois também, é exibido o vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes, “Bacurau”, um Brasil distópico apresentado pela lente de Kleber Mendonça Filho. O dia acaba à meia-noite, com “The Gangster, The Cop, The Devil”, de Lee Won-tae, e “Koko-di Koko-da”, de Johannes Nyholm.

O programa completo está disponível em cinemasaojorge.pt e motelx.org e inclui 100 filmes que percorrem a história do cinema de terror em Portugal e no estrangeiro. No dia mais aguardado, essa sexta-feira 13, há, precisamente, “Friday the 13th”, de Jason Vorhees. Para 'aligeirar' a noite, serão distribuídas 200 máscaras de Jason, com a qual os visitantes devem usar a criatividade. Nessa mesma noite, haverá ainda uma festa, “MOTELX After Dark”.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.