Perfil

Vida Extra

Yann Tiersen, Bethânia, Nick Murphy e a despedida de Carlos do Carmo. Tudo no Coliseu Porto

A emblemática sala de espetáculos da Invicta acolhe, até ao fim do ano, aproximadamente 30 espetáculos, onde não faltará o tradicional Circo de Natal

O compositor francês regressa, um ano depois, ao Coliseu Porto para um concerto no dia 30 de setembro

D.R.

A rentrée cultural leva ao Coliseu Porto Ageas aproximadamente 30 espetáculos, com uma programação onde se incluem concertos, ópera, bailado ou uma odisseia orquestrada para assinalar os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães. Destaque também para o já clássico Circo de Natal que a histórica sala de espetáculos realiza, ininterruptamente, desde 1941.

Acorde antes de setembro terminar, porque o próximo mês leva ao Coliseu o concerto de Maria Bethânia (14 set, 21h30), com a artista a trazer na bagagem canções inéditas que têm sido apresentadas na digressão “Claros Breus”. A 28 de setembro chegam ao bom Porto as “Circum-navegações” da Orquestra Metropolitana de Lisboa, um espetáculo celebrativo da viagem que Fernão Magalhães iniciou em 1519. No último dia do mês, a Sala Principal recebe as composições etéreas do francês Yann Tiersen, de regresso à Invicta onde há um ano e meio conquistou o público.

Às 21 horas do segundo dia do mês de outubro chega Nick Murphy, anteriormente conhecido como Chet Faker, depois de quatro anos a viajar pelo mundo — apenas com a mala e um microfone — que levaram à criação do álbum "Run Fast Sleep Naked", inspirado pelos lugares por onde o artista australiano de 31 anos passou. Pelo mesmo palco, vão passar The Black Mamba no dia 11 e Os Azeitonas no dia 12.

O ponto alto da programação própria do Coliseu vai para “La forza del destino", a ambiciosa ópera de Verdi dirigida pelo maestro italiano Antonio Pirolli, à frente da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, acompanhados na noite de 26 de outubro pela soprano Julianna Di Giacomo e pelo tenor Kristian Benedikt.

O “Obrigado” do fadista Carlos do Carmo num concerto de despedida agendado para 2 de novembro, o “Bloco na Rua” mostrado por Ney Matogrosso no dia seguinte, além das atuações de Sam The Kid, Djavan, Pedro Abrunhosa e Katia Guerreiro abrilhantam a oferta, na qual não vai faltar o clássico Circo de Natal, com 40 sessões entre 13 de dezembro e 1 de janeiro.

A programação integral e outras informações sobre os espetáculos podem ser consultadas AQUI.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.