Perfil

Vida Extra

PortoCartoon vai a São Paulo “Limpar o Planeta” com a força do humor

A exposição “Limpar o Planeta”, do PortoCartoon, pode ser vista no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em São Paulo, entre sábado e 27 de outubro

Cartoon do artista Nikola Listes é uma das obras que integra a exposição "Limpar o Planeta"

D.R.

O PortoCartoon cruza o Atlântico para se apresentar em São Paulo com a exposição “Limpar o Planeta”. Trata-se de uma seleção de 50 obras de alguns dos maiores cartoonistas mundiais, como o croata Nikola Listes, o italiano Agim Sulag, o iraniano Mahboobeh Pakdel ou um trabalho, que regressa a casa, do brasileiro Cau Gomez.

A mostra, comissariada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), vai estar patente no 46.º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, entre sábado e 27 de outubro.

A parceria transatlântica entre os dois salões de humor tem já 15 anos e o festival PortoCartoon acolhe também, em cada edição, exposições provenientes de Piracicaba.

  • Filme francês evoca caso de pedofilia
    10:54

    "Graças a Deus" evoca um caso de pedofilia que abalou a sociedade francesa, tendo como protagonista um sacerdote católico — com realização de François Ozon, é a principal estreia da semana. João Lopes comenta ainda o lançamento de "Coração Negro", de Rosa Coutinho Cabral; no DVD, surge em destaque a edição de um conjunto de curtas-metragens assinadas por Fernando Lopes.

  • "Só Chove e é Rápido" no Teatro do Bairro
    5:50

    No dia em que os agentes culturais decidiram sair à rua em protesto contra o modelo de apoios do Estado para a cultura estreia um espetáculo feito sem financiamento do Ministério da Cultura. Com texto, encenação e interpretação de Francisco Tavares, "Só Chove e é Rápido" pode ver-se no Teatro do Bairro, em Lisboa. Francisco Tavares foi o convidado do Cartaz.