Perfil

Vida Extra

Os jovens e a Europa: Veja aqui cinco curtas-metragens sobre como é (vi)ver a União

A Comissão Europeia lançou um concurso vocacionado para jovens cineastas, com o objetivo de dar protagonismo aos direitos e vantagens conferidos pela UE. Os cinco filmes selecionados podem ser vistos online

Getty Images

“Ilustrar os direitos e vantagens de que beneficiam os jovens europeus graças à UE”. Este era o objetivo do Concurso Jovens Cineastas, destinado a realizadores entre os 17 e os 35 anos, inserido na campanha “EU&ME”, dinamizada pela Comissão Europeia.

A iniciativa desafiou talentos emergentes da sétima arte para abordarem questões que lhes são caras, espelhadas em curtas-metragens, numa competição dividida em secções temáticas: “Competências e as Empresas”, “Sustentabilidade”, “Mobilidade”, “Direitos” e “Mundo Digital”.

Os cinco filmes vencedores das diferentes categorias, agraciados com 7500 euros e escolhidos numa votação pública depois de pré-selecionados por um júri, já são conhecidos e podem ser vistos online de forma gratuita.

A polaca Magdalena Załęcka, de 29 anos, o estónio Vlad Muko, de 27, o húngaro Galambos Levente, de 21, o espanhol Jaime Olías de Lima, de 29, e o romeno de 22 anos Eugen Dediu compõem a lista de laureados.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.

  • Filme francês evoca caso de pedofilia
    10:54

    "Graças a Deus" evoca um caso de pedofilia que abalou a sociedade francesa, tendo como protagonista um sacerdote católico — com realização de François Ozon, é a principal estreia da semana. João Lopes comenta ainda o lançamento de "Coração Negro", de Rosa Coutinho Cabral; no DVD, surge em destaque a edição de um conjunto de curtas-metragens assinadas por Fernando Lopes.

  • "Só Chove e é Rápido" no Teatro do Bairro
    5:50

    No dia em que os agentes culturais decidiram sair à rua em protesto contra o modelo de apoios do Estado para a cultura estreia um espetáculo feito sem financiamento do Ministério da Cultura. Com texto, encenação e interpretação de Francisco Tavares, "Só Chove e é Rápido" pode ver-se no Teatro do Bairro, em Lisboa. Francisco Tavares foi o convidado do Cartaz.