Perfil

Vida Extra

Elena Ferrante revela-se em “A Invenção Ocasional”?

Durante um ano, a autora de “A Amiga Genial” escreveu semanalmente para o jornal inglês “The Guardian”. As crónicas de Elena Ferrante foram agora reunidas em livro com ilustrações de Andrea Ucini

Cristina Margato

Cristina Margato

texto

Jornalista

Ilustrações de Andrea Ucini para as crónicas “Nacionalidade Linguística”....

Na falta de novos romances que possam satisfazer a voragem dos leitores de “A Amiga Genial” há um novo livro de crónicas de Elena Ferrante. Chama-se “A Invenção Ocasional” (Relógio D’Água). Reúne as crónicas que a italiana escreveu a convite do jornal inglês “The Guardian”, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019. Nelas é possível reconhecer o estilo de Elena Ferrante, ainda que a voz que usa seja distinta daquela que a escritora coloca nos seus romances.

O registo é semelhante ao que usou em “Escombros” (Relógio D’Água, 2016), coleção de textos avulsos na qual se incluem reflexões, correspondência trocada com aqueles que adaptaram ao cinema os seus livros ou com os jornalistas a quem foi dando entrevistas por escrito, sem nunca desvendar o mistério da sua identidade.

Para ler o artigo na íntegra clique AQUI

  • Filme francês evoca caso de pedofilia
    10:54

    "Graças a Deus" evoca um caso de pedofilia que abalou a sociedade francesa, tendo como protagonista um sacerdote católico — com realização de François Ozon, é a principal estreia da semana. João Lopes comenta ainda o lançamento de "Coração Negro", de Rosa Coutinho Cabral; no DVD, surge em destaque a edição de um conjunto de curtas-metragens assinadas por Fernando Lopes.

  • "Só Chove e é Rápido" no Teatro do Bairro
    5:50

    No dia em que os agentes culturais decidiram sair à rua em protesto contra o modelo de apoios do Estado para a cultura estreia um espetáculo feito sem financiamento do Ministério da Cultura. Com texto, encenação e interpretação de Francisco Tavares, "Só Chove e é Rápido" pode ver-se no Teatro do Bairro, em Lisboa. Francisco Tavares foi o convidado do Cartaz.