11h11 26 Jul 19
O filme português “A Herdade”, de Tiago Guedes, estará em competição no 76.º Festival de Cinema de Veneza, que decorre de 28 de agosto a 7 de setembro, em Itália, onde terá estreia mundial. O filme, que se estreia em Portugal a 19 de setembro, integra a competição principal do festival, cuja programação está a ser anunciada de manhã, numa conferência de imprensa em Veneza.
“A Herdade” é produzido por Paulo Branco, tem o escritor Rui Cardoso Martins no guião, juntamente com o próprio Tiago Guedes, e coprodução da Leopardo Filmes e da Alfama Filmes. No elenco, o filme conta com Albano Jerónimo no papel principal, nome a que se juntam Sandra Faleiro, Miguel Borges, João Vicente, Ana Bustorff ou Beatriz Brás.
A história conta a “saga de uma família proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo, [...] fazendo o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje.”
Depois de Veneza, o filme terá a sua estreia norte-americana no Festival Internacional de Cinema de Toronto, cuja 44.ª edição decorre entre 5 e 15 de setembro.
A curta-metragem “Cães que ladram aos pássaros”, de Leonor Teles, também já foi anunciada para a competição no 76.º Festival de Cinema de Veneza, integrada na secção competitiva Orizzonti.