Perfil

Vida Extra

Harry Potter faz anos e vem ao Porto passear à procura das raízes

A Invicta será invadida, a 31 de julho, pelo imaginário do feiticeiro mais famoso do mundo. A iniciativa prevê visitas guiadas pelos locais da cidade que inspiraram o universo de J. K. Rowling

D.R.

A escritora britânica — radicada no Porto, onde deu aulas de inglês, entre 1991 e 1993 — irá soprar as velas das 54 primaveras a 31 de julho. Criadora e criatura partilham o aniversário, uma vez que Harry Potter, o feiticeiro mais famoso do mundo nasceu em 1980, de acordo com a saga, e completa 39 anos no mesmo dia. A efeméride não passa despercebida na Invicta e, nesse sentido, estão programadas três visitas guiadas pelo universo fantástico de Hogwarts — duas na língua de Camões, às 10 e às 16h, e outra no idioma de Shakespeare, às 21h.

Foi com vista para Douro que J. K. Rowling terá terminado o áureo rascunho de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, imbuída pelo ambiente encantatório da Livraria Lello, onde a criatividade escorria como os cafés tomados no Majestic. Tempos em que também tirou as medidas ao traje académico dos estudantes universitários do Porto para conceber os uniformes de Hogwarts.

A Livraria Lello é uma autêntica Meca para os leitores de Harry Potter

A Livraria Lello é uma autêntica Meca para os leitores de Harry Potter

Horacio Villalobos

O roteiro, traçado pela Bairro dos Livros e limitado a grupos de 50 pessoas, pretende saciar a fome de conhecimento dos fãs num périplo, onde a fantasia caminha para a realidade, à descoberta dos espaços frequentados pela autora, aos quais foi beber influências. Os “Potterheads” — assim são conhecidos os aficionados da série — vão ter a oportunidade de desencantar “ligações mais divertidas, como edifícios e locais portuenses onde encontram eles próprios referências às personagens, aos costumes e à arquitetura de Hogwarts”, promete a organização.

O percurso das “Potterheads Porto Tours” está dividido em sete momentos, intimamente ligados ao mesmo número de volumes do grande sucesso literário. Os paralelismos com a ficção serão explicados aos mais curiosos “muggles” pelo guia Manuel Sousa.

A animação está garantida, ao longo do caminho, através de encontros com feiticeiros, leituras de excertos das obras, personagens da saga, alguns feitiços desastrosos e até um jogo de Quidditch. A odisseia conta também no menu com uma prova de Butterbeer, a cerveja amanteigada da saga, e uma Snitch de comer e chorar por mais.

A participação numa das visitas guiadas, prolongadas durante o mês de agosto, tem o custo de 26 euros e os ingressos vão estar à venda a partir desta sexta-feira. As crianças usufruem de um desconto de 50%.