Perfil

Vida Extra

“Eles não envelhecerão”. Chega a Portugal o documentário a cores sobre a 1ª Guerra Mundial

A obra de Peter Jackson (realizador de ‘“O Senhor dos Anéis”) usa imagens remasterizadas e coloridas nunca antes vistas

They Shall Not Grow Old

No final do mês, mais precisamente a 27 de julho, chega a Portugal um documentário já estreado, e com assinalável sucesso, no Reino Unido. “Eles não envelhecerão”, na versão nacional, tem lugar marcado no canal História, às 22h15, porque é disso que se trata: pouco mais de 100 anos depois do fim da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), a data coincide com o dia do começo da mesma (27 de julho) e é uma homenagem aos soldados que arriscaram, e nalguns casos, perderam a vida.

Dirigido e produzido pelo cineasta vencedor de um Óscar por três vezes, Peter Jackson, conhecido pelas triologias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, “Eles Não Envelhecerão” é uma viagem no tempo com um twist irresistível: o facto de as imagens terem sido colorizadas, para nos mostrar a chamada Grande Guerra como nunca a vimos. Todas as imagens vêm dos arquivos do Imperial War Museum (que são, na verdade, cinco museus espalhados pelo Reino Unido, três deles em Londres) e passaram pelo trabalho de escolha, restaura e de aplicação de tecnologias 3D e de colorização. Também a narração nos transporta para um tempo que já não existe, feita por veteranos da Grande Guerra, selecionada entre mais de 600 horas de entrevistas no arquivo da BBC e do IWM.

“They Shall Not Grow Old” esteve nomeado na categoria de Melhor Documentário de 2018, nos Prémios BAFTA. Abaixo pode ver o trailer da versão portuguesa que chega agora à televisão nacional, “Eles não envelhecerão”:

“Eles Não Envelhecerão” — o trailer do documentário que mostra a 1ª Guerra Mundial a cores

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.