Perfil

Vida Extra

Joana Vasconcelos junta com as maiores figuras da Pop Art

A exposição “Pure Pop Art” é inaugurada, no Museu Bienal de Cerveira, a 13 de julho. O trabalho da artista portuguesa junta-se aos de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Steve Kaufman ou Keith Haring

Getty Images

Divulgar a obra gráfica e aproximar o público do universo de alguns dos maiores ícones da Pop Art — movimento surgido em Londres nos anos 1950 e cujo esplendor se firmou na década seguinte em solo nova iorquino — pintam com interesse os contornos da exposição “Pure Pop Art”. A mostra, com inauguração a 13 de julho, vai apresentar, no Museu Bienal de Cerveira e de forma inédita em Portugal, uma coleção composta por trabalhos de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Steve Kaufman, Keith Haring, Robert Indiana, Pietro Psaier, Mel Ramos e Robert Rauschenberg. A estes nomes junta-se o de Joana Vasconcelos, como artista convidada pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC).

“Apresentar esta coleção da Pop Art em Vila Nova de Cerveira é um desafio e uma responsabilidade”, frisa a curadora Ángeles Rodríguez Baliño. “Uni-la a uma obra de Joana Vasconcelos é certificar que este movimento intemporal está mais vivo do que nunca”, acrescenta a comissária.

Os visitantes vão ter a oportunidade de ver, até 19 de outubro, as mais de 120 obras, entre as quais serigrafias, cartazes, instalações e vídeos (cedidos pela “Tate Gallery”) de algumas figuras proeminentes da referida corrente estética.

“Trata-se de uma coleção privada de arte gráfica da empresa MBA Grupo Incorporado que será apresentada pela primeira vez em Portugal, sendo para nós uma honra apresentar no Museu Bienal de Cerveira estes grandes nomes e uma das artistas mais conceituadas do país”, refere Fernando Nogueira, presidente da FBAC.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.