Perfil

Vida Extra

Será Banksy? Entrevista de 2003 pode revelar a identidade do artista anónimo mais famoso do mundo

As imagens mostram a cara, parcialmente coberta, de um homem a trabalhar em duas obras atribuídas a Banksy — e a explicar por que decide andar disfarçado

E se este for Banksy?

ITV London

Uma entrevista há muito perdida com um jovem que afirma ser Banksy, o famoso artista de rua cuja obra pode ser vista por estes dias em Lisboa, foi encontrada no arquivo de uma estação de televisão inglesa. Filmada em 2003, passou na ITV London e foi depois esquecida.

Nela, um jovem tem o rosto parcialmente coberto por uma t-shirt e um boné e fala durante apenas alguns segundos, para explicar: “Estou disfarçado porque não se pode verdadeiramente ser um graffiter e depois aparecer em público.” O suposto Banksy fala a Haig Gordon, à época correspondente da TV britânica, e é depois filmado a trabalhar em murais atribuídos a... Banksy. Um é a imagem de um inseto preto numa parede e o outro é o desenho de um bebé a brincar com letras do alfabeto que soletram a frase “Kill More” (“Mate Mais”).

Gordon, hoje reformado, lembra-se de um “rapaz relaxado, descontraído e amigável”. “Estava com medo de um tipo pretensioso, mas ele era muito agradável”, disse. Gordon, porém, não pode garantir se é o verdadeiro Banksy, algo que Richard Jones, responsável da Tangent Books que já por diversas vezes escreveu sobre o artista, também não faz. Admite, ainda assim, que o material encontrado é “muito, muito raro”.

O caminho para descobrir exatamente quem é Banksy ficou mais curto, mas não concluído.

O pedaço de relíquia televisiva foi descoberto por Robert Murphy, repórter da ITV News em Bristol, enquanto pesquisava pelo artista. Veja-o AQUI.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.