Perfil

Vida Extra

Em Espinho, à procura do novo cinema

Espinho, a cidade das praias selvagens e vento agreste, será o cenário para o novo cinema emergente que se ainda a produzir no mundo. Oito dias a olhar para a tela

No Limiar do Pensamento, de Antonio Sequeira

D.R.

O FEST - Festival Novos Realizadores, Novo Cinema, chega à 14ª edição e integra, pela primeira vez, um prémio de competição nacional para curtas e destaque aos filmes produzidos em Portugal que terão um calendário de sessões de sessões especiais. De 24 de junho até 1 de julho, em Espinho.

A programação, que inclui 32 filmes nacionais, tem também como prato forte uma série de cineastas da Dinamarca, que mostrarão no FEST o que se anda a fazer no novo cinema nórdico, que consegui criar romper com o sistema de Hollywood criando uma forte indústria neste sector.

Por Espinho, passarão entre outrs, Marjana Satrapi, a autora e realizadora de "Persépolis", a sua história gráfica e autobiográfica posta em cinema, Jonathan Morris, editor de 'I Daniel Blake' e Larry Wilson, criador de 'Família Addms'

O propósito deste festival foi, desde a sua génese, abrir espaço para que os cineastas emergentes possam mostrar o seu trabalho e, simultaneamente, criar novos públicos para o cinema independente. Neste sentido, será atribuído um Grande Prémio Nacional , apostando em trabalhos de jovens cineastas que possam vir a marcar o cinema português nos próximos anos, numa seleção que inclui 15 curtas, que se irão estrear nesta edição.

Além da programação de cinema, conta com oficinas, 'masterclasses', conferências, palestras e fórum de apresentação de projetos ('pitching') sobre as várias áreas ligadas ao cinema.