Perfil

Vida Extra

Nunca uma noite teve tanta luz. Tomar vai ficar iluminada por 1000 lanternas flutuantes — e são todas biodegradáveis

Festival das Lanternas Flutuantes acontece no rio Nabão

Festival de Lanternas Flutuantes

Facebook oficial

É o evento mais luminoso do ano e vai ter lugar em Tomar, numa noite de final de primavera que promete ser mágica. Dia 15 de junho tem a oportunidade perfeita para visitar a cidade ribatejana e assistir ao lançamento de 1000 lanternas flutuantes para o rio Nabão.

Às 21 horas desse dia, entre a ponte Velha e a do Flecheiro, vai ter o lugar o Festival de Lanternas Flutuantes, que vão espalhar pelo rio mensagens de paz, com o objetivo de ligar povos com culturas e tradições diferentes.

As lanternas são produzidas com materiais biodegradáveis, que vão ser recolhidos no final do percurso para reciclagem ou reutilização, garante a organização do evento, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria. Foram os alunos destas escolas que ajudaram na construção das lanternas que são compostas por uma base de cortiça, quatro paus de espetada, papel vegatal e uma vela artesanal.

O festival vai ser acompanhado de perto pelo Centro de Formação Desportiva (Canoagem), que vai recolher todos os materiais que fiquem alojados nas margens do rio.

O evento pretende celebrar o momento em que os navegadores portugueses chegaram ao Oriente e encontraram a milenar tradição das lanternas, em homenagem aos antepassados e como forma de celebração da vida.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.