Perfil

Vida Extra

Filme português em destaque em lista dos melhores de 2019

Lançado em 1998, o site Rotten Tomatoes é um agregador de artigos especializados em cinema e televisão. A lista de 2019 tem um português no top 40

Cleo Tavares, em Diamantino (2018)

Há muito que o Rotten Tomatoes se tornou uma referência para os amantes de cinema. O site aglomera as classificações das várias críticas que são feitas a cada filme e, de acordo com a opinião geral, atribui uma percentagem de qualidade a cada produção.

Todos os anos, o Rotten lança uma lista de melhores filmes e este ano não é exceção. Foi divulgada recentemente e conta com os 65 melhores filmes de 2019 (até agora). A grande novidade é que no top 40 destaca-se uma produção portuguesa.

Mais especificamente no 39º lugar, encontra-se a comédia portuguesa “Diamantino”, com uma pontuação de 88%. O filme, com argumento e realização de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, conta a história de uma estrela do futebol mundial, Diamantino, interpretada por Carloto Cotta, que, de repente, perde todo o talento e acaba a carreira como um fracasso aos olhos da opinião pública. A partir daí, o ex-futebolista português tenta procurar um novo propósito na vida e envolve-se numa série de peripécias, desde um confronto com o neo-fascismo até se deparar com a questão da modificação genética, passando pelo envolvimento na crise dos refugiados e pela busca da origem do genial — tudo isto enquanto tem de lidar com as suas irmãs gémeas maléficas, interpretadas por Anabela e Margarida Moreira.

O projeto luso-brasileiro começa no espaço sideral, partindo das galáxias, até chegarmos a um estádio de futebol em Portugal. A história é bastante fantasiosa, mas aborda temas atuais e intemporais e estabelece um evidente paralelismo com o craque do futebol português, Cristiano Ronaldo, e até, de certa forma, com a estrela dos relvados brasileiros Neymar.

“Diamantino” venceu o Grande Prémio da Crítica no Festival de Cannes, no ano passado, e estreou nos cinemas portugueses a 4 de abril.

Veja os dois trailers do filme.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.