Perfil

Vida Extra

E se o telhado da Notre-Dame fosse transformado numa estufa pedagógica sustentável?

A proposta é do escritório de design francês Studio NAB

Yann Caradec / Studio NAB

Depois dos destroços do incêndio, segue-se o momento da reconstrução. E das ideias sobre o que pode ser feito a partir das cinzas. Uma das mais recentes vem de um grupo de designers franceses, do Studio NAB, que vê nos desafios da ecologia uma saída de futuro para a Notre-Dame. E propõe uma solução sustentável.

Transformando o telhado numa estufa, os responsáveis pelo projeto acreditam que seria não só possível reaproveitar material queimado para o cultivo de plantações, como criar um espaço pedagógico, com workshops dirigidos ao público infantil e com um exemplo de agricultura urbana em funcionamento permanente.

Studio NAB

O conceito inclui também a transformação do espaço do pináculo que ruiu num apiário, composto por centenas de colmeias, que ajudariam a combater o problema da escassez de abelhas, ao mesmo tempo que daria formação a apicultores. Todo o projeto do Studio NAB anda por isso à volta da ideia de um novo conceito sustentável para a catedral de Notre-Dame.

Studio NAB

O governo francês anunciou a abertura de um concurso internacional para escolher um novo projeto arquitetónico para a torre que ardeu no dia 15 de abril. Citado pela BBC, o primeiro-ministro Edouard Philippe disse que esse projeto deveria estar adaptado “às técnicas e aos desafios dos nossos tempos.”

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.