Perfil

Vida Extra

César Mourão: “É um doce de monstro, apesar da envergadura” — “Mr. Link” chega esta quinta-feira

Conta com vozes portuguesas bem conhecidas e promete não deixar ninguém indiferente

A personagem Mr. Link

A personagem Mr. Link

IMDb

Mr. Link” (“Missing Link” no título original) é a mais recente produção dos estúdios de animação LAIKA e marca o regresso de Chris Butler à realização. “O melhor filme de todos os tempos é “Os Salteadores da Arca Perdida” e por isso quis fazer um stop motion ao estilo do Indiana Jones.”, afirmou Chris Butler à TimeOut.

O enredo conta a história de um monstro muito amável (Mr. Link, ou como prefere ser tratado, Susana) que se sente sozinho e pede ajuda ao explorador e investigador Sir Lionel Frost para chegar ao outro lado do mundo, onde existem mais seres da espécie. Frost, que deseja ser “aprovado na elite dos exploradores e investigadores da alta sociedade” (de acordo com Fernando Luís, que lhe dá voz em português), aceita este desafio sem pensar. Segundo Chris Butler, “a ideia original era ter uma personagem parte Indiana Jones, parte Sherlock Holmes. E ia ser um explorador que procurava criaturas míticas”, diz, referindo-se à forma como criou a personagem Sir Lionel Frost. Fernando Luís, por sua vez, disse ao “Cartaz” da SIC Notícias que esta personagem “tem uma caraterística muito engraçada e que vai dar um tom diferente ao filme — é que ele não se dá muito bem com pessoas”.

Mas a história não fica por aqui. Para alcançarem o sucesso nesta viagem, Mr. Link e Frost vão precisar da preciosa ajuda de Adelina, interpretada por Raquel Tavares. Esta personagem vai ser “a chave para ajudar Mr. Link e Sir Lionel Frost a chegarem ao tão desejado destino deste filme”, segundo Raquel. Na viagem, estas personagens vão passar por muitas adversidades e vão ter de enfrentar Willard Stenk, que ganha vida na voz de Quimbé. Este vilão tem uma missão muito clara: fazer com que Mr. Link não chegue ao destino.

Falta dizer quem dá corpo e voz à personagem Mr. Link na versão portuguesa... (Tambores a tocar) César Mourão é quem interpreta esta personagem cómica e caricata que vai tocar muitos corações com uma história comovente. “É um doce de monstro, apesar da envergadura. É uma personagem muito cómica e acaba por ser muito transversal. Este é um filme para crianças e para adultos”, disse César ao “Cartaz”. Referiu também, em entrevista, que este é “um monstro que vai suscitar muitos momentos cómicos. Aprendeu a ler e a falar sozinho e, por isso, leva tudo à letra.”

As personagens Sir Lionel Frost e Mr. Link

As personagens Sir Lionel Frost e Mr. Link

IMDb

Na versão em inglês, Hugh Jackman dá voz a Sir Lionel Frost, Zach Galifianakis interpreta Mr. Link e Zoe Saldana é Adelina Fortnight.

O realizador chegou a dizer que teve a sorte de trabalhar com atores com as vozes perfeitas para dar vida a este filme de animação. Já Zach Galifianakis soltou uma gargalhada ao dizer que “seria bom algum dia interpretar uma personagem que não tivesse excesso de peso.”

Assista aqui ao making of com as vozes portuguesas.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.