Perfil

Vida Extra

Vem aí mais uma exposição de Banksy não autorizada por Banksy — “Génio ou Vândalo?” chega a Lisboa

A mostra vai de 14 de junho a 27 de outubro. Mas é melhor correr, porque os bilhetes são postos à venda já a partir de 20 de abril

É um artista misterioso? É, sim senhor. A obra é relativamente consensual ainda que use a “guerrilha” como método? É, sim senhor. Banksy é um génio ou um vândalo? A resposta varia. Mas é esse o ponto de partida para a exposição que chega a Lisboa, mais especificamente à Cordoaria Nacional, a partir de dia 14 de junho. Os bilhetes estarão à venda já no próximo sábado, 20 de abril, e prevê-se uma corrida, dada a popularidade de um artista que, ironicamente, ninguém conhece. Os preços vão dos 6 aos 32 euros.

Trata-se de uma exposição itinerante, que já passou por Espanha e Rússia, e que não só não é autorizada pelo mais famoso artista urbano do mundo, como é rechaçada por ele. No site oficial, Banksy alerta o público para o facto de haver “uma vaga recente de exposições Bansky, nenhuma das quais consensuais”, que “foram inteiramente organizadas sem o conhecimento ou envolvimento do artista.” Termina com um pedido: “Por favor, tratem-nas como tal.” [veja AQUI]

Banksy: Génio ou Vândalo?” é a primeira grande mostra do artista em Portugal e inclui mais de 70 obras, cedidas por diversos colecionadores privados. Entre elas estão obras originais, esculturas, instalações, vídeos e fotografias, além de uma instalação audiovisual com pistas sobre o artista (que dificilmente levarão a saber quem ele é, mas que podem servir para apurar as teorias). Também “Menina Com Um Balão”, uma serigrafia original muito parecida com a que Banksy destruiu recentemente, fará parte desta exposição.

Recorde-se que já este ano o Porto havia recebido uma mostra de um fotógrafo que recolheu imagens do trabalho de Bansky.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.