Perfil

Vida Extra

Deus no comando

A fé e a religião já não são exclusivas de séries e novelas com gente de sandálias

Diogo Morgado foi protagonista da série “The Bible” (a transmitir pela SIC nesta Páscoa), desempenho que valeu ao português ser coroado o “Hot Jesus”, por Oprah. A produção foi tão popular na América e em todo o mundo que daria o filme “The Son of God”, em 2014

D.R.

Há muito que o History Channel deixou de ser o Hitler Channel, como era conhecido pela recorrência de documentários sobre a segunda guerra. Lançado em 1995, a sua popularidade vinha decaindo perigosamente e, numa curiosa e visionária decisão, o canal passou a produzir reality shows, como o célebre “Pawn Stars”, sobre o dia a dia de uma loja de penhores em Las Vegas. Onde ficou a História? Ora nos objetos avaliados no penhor, de Colts da Guerra Civil a pretensos autógrafos de Lincoln, passando por bonés de J.F.K. ou pedaços de naves espaciais, regateados no balcão até ao cêntimo, demonstrando toda a elasticidade do conceito História. A filosofia passou a ser entreter e quem sabe ensinar. Mais um documentário sobre a enigmática deserção de Rudolph Hess e seria o fim. Anos depois, o History volta a inovar e aposta na ficção de narrativa histórica e eis que em 2013 surge a célebre minissérie “The Bible”, com o português Diogo Morgado no protagonista e coroado o “Hot Jesus”, por Oprah. A produção foi tão popular na América e em todo o mundo que daria o filme “The Son of God”, em 2014.

Sendo a Bíblia comummente aceite como uma narrativa histórica factual, não houve polémicas, a não ser críticas ténues por a série apresentar pouca ou nenhuma diversidade étnica no elenco e branquear certas partes da Bíblia menos próprias, como a existência de escravos naqueles tempos. As audiências recordistas surpreenderam e este “The Bible” viajaria pelas televisões do mundo inteiro, exibindo-se a visão do cristianismo no caudal de entretenimento em que seguiam as séries como “Lost”, “House” ou “CSI” e não em canais secundários ou religiosos. Já este ano, e outra vez na Quaresma, o História estreou “Jesus: His Life”, que chegará em breve às televisões mundiais.

Para ler o artigo na íntegra, clique AQUI.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.