Perfil

Vida Extra

É hora de descobrir dia a dia os nomeados ao maior prémio de arte em papel do mundo. Que acontece ser português

Ao longo das próximas três semanas, disponibilizamos um perfil por dia dos 15 nomeados pelo júri para o Navigator Art on Paper. Para conhecer a sua vida e obra e acompanhar este projeto que junta Expresso e Navigator

O júri reuniu-se a 18 de fevereiro para escolher os finalistas

Rafael Antunes

Após o artista plástico Pedro A. H. Paixão ter vencido a 1ª Edição do Prémio Navigator Art on Paper que decorreu no ano passado, é hora de ir conhecendo os 15 nomeados que em 2019 podem vencer a 2ª edição daquele que é o maior prémio de arte em papel do mundo.

Entre 11 e 29 de março, de segunda à sexta, pode ler aqui no Vida Extra um perfil por dia de cada um dos escolhidos para o prémio que conta com um prémio para o vencedor de €50 mil.

Este ano, o elenco do júri é composto por cinco nomes de renome internacional, dando expressão ao carácter global do prémio. Claire Gilman, Curadora Chefe do prestigiado Drawing Center, em Nova Iorque; Jacob Fabricius, Diretor do Kunsthal Aarhus em Copenhaga, na Dinamarca; María Inés Rodríguez, Curadora Independente (e até há poucos meses Diretora do Musée d’art Contemporain de Bordéus); Nimfa Bisbe Molin, Diretora da Coleção de Arte da Fundación La Caixa e Joana P. R. Neves, Diretora Artística do Drawing Now (conceituada Feira de Desenho em Paris) são os responsáveis pela escolha.

Os elementos reuniram em Lisboa, no dia 18 de fevereiro, para analisar os trabalhos dos artistas que serão propostos a concurso (clique AQUI para ver os vídeos dessa sessão).