Perfil

Vida Extra

Fotografia de vida selvagem do ano: já há vencedora (e retrata um momento raro entre leões)

“Bond of Brothers” é como se chama e é fácil perceber porquê

David Lloyd - Bond of Brothers

Mais de 16 mil fãs de fotografia de vida selvagem participaram nas votações, que decorreram online. Eram 25 os candidatos ao título, selecionados pelo Museu de História Natural de Londres, de entre as mais de 45 mil fotografias enviadas.

Lloyd conseguiu fotografar, com uma Nikon D800E e uma objetiva de 400 mm, dois leões adultos, que durante 30 segundos encostaram o nariz um no outro, como forma de cumprimento — o que não é habitual, pelo menos durante tanto tempo.

“Estou muito contente por ter conseguido tirar esta fotografia. Representa o quão emocionais os animais podem ser e demonstra que isso não acontece só entre os humanos”, confessou o autor da fotografia premiada.

Para Michael Dixon, diretor do museu, “os leões são indivíduos com laço sociais muito complexos e a fotografia vencedora proporciona uma breve visão do mundo dos leões. Uma fotografia muito invulgar que nos mostra que os humanos não são os únicos seres conscientes no planeta Terra. Espero que a empatia criada por esta fotografia inspire mais pessoas a tornarem-se defensores da natureza.”

O Prémio para o Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano faz parte da exposição das melhores fotografias de natureza e fotojornalismo do Museu de História Natural de Londres. Vista por milhares de pessoas de todo o mundo, estas imagens celebram a surpreendente diversidade de vida na Terra, enquanto nos desafia a pensar nas grandes questões que o planeta enfrenta.

A fotografia vencedora vai estar exposta no Museu de História Natural até 30 de junho, tal como as restantes 24.

O concurso ganhou o nome Lumix People’s Choice Award, depois de o museu britânico ter assinado uma parceria com a Lumix — patrocinador oficial do concurso e da exposição.

Abaixo as quatro fotografias destacadas pelo júri do concurso com uma Menção Honrosa.

Veja aqui as fotografias finalistas que vão estar expostas em Londres.

O júri já está a avaliar as fotografias que concorrem na próxima edição. Os 25 finalistas serão revelados em outubro de 2019.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.