Perfil

Vida Extra

Purl: a nova curta da Pixar retrata a desigualdade laboral entre homens e mulheres — e já foi vista por quase 4 milhões de pessoas

Uma alegoria feminista que deixa clara a diferença de oportunidades. Contada através de... um novelo de lã

Pixar

Há pouco mais de um mês, a Pixar lançava um novo projeto: o SparkShorts — especialmente direcionado para os trabalhadores da Pixar, com o objetivo de descobrir novos talentos. A primeira curta-metragem deste projeto é Purl. Uma alegoria feminista, onde se denuncia a desigualdade laboral entre homens e mulheres e as dificuldades de inserção da mulher no mercado de trabalho.

Em oito minutos de vídeo, é contada a história de Purl Ball, um novelo de lã que começa a trabalhar numa empresa — a B.R.O Capital, onde o entorno laboral é totalmente masculino. Os problemas de integração e o desespero de tentar encaixar num ambiente onde ela é a minoria formam o enredo principal.

A curta-metragem, realizada por Kristen Lester, foi publicada no canal de YouTube da Pixar e tem já quase 4 milhões de visualizações (pode vê-la no final deste artigo).

Pixar

O projeto SparkShorts foi criado pela Pixar com o obetivo de explorar a criatividade de novos funcionários que queiram mostrar os seus trabalhos independentes, utilizando a estrutura da Pixar para isso - uma “in-house experimental storytelling initiative” (“Iiniciativa Experimental de Contar Histórias em Casa”, em tradução livre), como a própria empresa o define.

A realizadora da curta-metragem revelou, nos bastidores do filme, que se trata quase de uma história autobiográfica. “No meu primeiro emprego, eu era a única mulher no escritório. Para fazer aquilo de que gostava, quase que me tornei um daqueles homens. Quando vim para a Pixar, comecei a trabalhar pela primeira vez com mulheres, o que me fez perceber o quanto o meu lado feminino tinha sido deixado para trás, depois daquela experiência”, confessou.

Abaixo pode ver os pouco mais de oito minutos da animação. Vale a pena:

O próximo filme da Pixar a chegar aos cinemas é Toy Story 4, com estreia marcada para dia 21 de junho.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.