Perfil

Vida Extra

“O Presidente Desapareceu” e Clinton aventurou-se na ficção

Assinado por James Patterson e pelo ex-Presdiente dos Estados Unidos Bill Clinton, o romance “O Presidente Desapareceu” chegou esta quinta-feira às livrarias portuguesas.

Dylan Buell

O romance "O Presidente Desapareceu", assinado por James Patterson, autor que mais vezes liderou a lista de 'bestsellers', segundo o Guinness, e pelo ex-Presdiente dos Estados Unidos Bill Clinton, chega hoje às livrarias portuguesas.

Sobre a parceria autoral Patterson/Clinton, a Porto Editora, que chancela a obra em Portugal, afirma que, se Patterson, autor de 'thirllers', "contribuiu com a trama e o 'suspense', os oito anos de mandato [presidencial] de Bill Clinton acrescentam a este 'thriller' político a autenticidade sobre o dia a dia de um Presidente dos Estados Unidos".

Bill Clinton, prossegue a editora portuguesa, contribuiu com a sua experiência da "vida dentro da Casa Branca, nomeadamente encontros com líderes de grandes potências mundiais".

O "Presidente Duncan" é o protagonista desta ficção, na qual tem de enfrentar "um perigoso 'cyber attack' capaz de levar o país a uma crise financeira maior que a Grande Depressão de 1929" e, ao mesmo tempo, lida com uma possível conspiração para um 'impeachment', e acaba por desaparecer", adianta a mesma fonte. "O Presidente Desapareceu", traduzido para português por Artur Lopes Cardoso é, segundo a editora, "o 'thriller' mais empolgante e surpreendente dos últimos anos".

O nova-iorquino James Patterson, de 71 anos, foi agraciado em 2015 com o Literarian Award for Outstanding Service to the American Literary Community, concedido pela National Book Foundation, dos Estados Unidos, e detém o recorde mundial do "Guinness Book" por ter alcançado mais vezes o n.º 1 na lista de 'bestsellers' do The New York Times, e os seus títulos já venderam mais de 375 milhões de exemplares, segundo a mesma fonte.

James Patterson fundou uma editora especializada em literatura infantil, a JIMMY Patterson, cuja missão é: "Queremos que cada criança termine um livro da JIMMY dizendo 'Por favor, dá-me outro'". Bill Clinton, de 72 anos, foi o 42.º Presidente norte-americano, eleito em 1992, tendo-se mantido no cargo por dois mandatos, até 2001.

Depois de deixar a Casa Branca, Clinton criou a Fundação Clinton, que tem como objetivo apoiar programas sanitários a nível mundial, e programas para a criação de mais oportunidades para jovens raparigas e mulheres. A diminuição da obesidade infantil, a criação e fomento de oportunidades económicas e a análise das consequências das alterações climáticas, são outros dos alvos da fundação. Com "O Presidente Desapareceu", Bill Clinton estreia-se na ficção.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.