Perfil

Vida Extra

Javier Marías é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura... da FNAC

Devido a um escândalo sexual, a Academia Sueca decidiu não atribuir o galardão este ano. Por isso, a revista Estante criou um “comité literário” 100% português para fazer a escolha

Getty Images

Um “comité literário” escolhido pela revista Estante, revista gratuita da FNAC inteiramente dedicada à literatura, colocou-se perante a pergunta que este ano não terá resposta: que autor merece o Prémio Nobel da Literatura? Entre o júri estiveram escritores como Pedro Mexia, Isabel Lucas, Hélia Correia e Ana Teresa Pereira, os editores Francisco Vale e Manuel Alberto Valente, a quem se juntou o jornalista Carlos Vaz Marques.

O resultado foi a distinção de Javier Marías, pela “diversidade de temas” e pelo “fôlego narrativo” das obras do espanhol, de 67 anos. Em Portugal, o autor tem vários livros editados pela Alfaguara, entre os quais “O Teu Rosto Amanhã”, “Berta Isla” ou “Os Enamoramentos”.

Além do madrileno, a FNAC faz referência a autores como Cormac McCarthy, Milan Kundera e Joyce Carol Oates, e aos portugueses António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e Manuel Alegre. Recorde-se que este ano não haverá Prémio Nobel da Literatura oficial, depois de o francês Jean-Claude Arnault, marido de um dos membros da academia que o entrega, ter sido acusado de assédio sexual a 18 mulheres.

A carregar...