Perfil

Vida Extra

Desafio do Lixo. Uma brincadeira que já levou milhares de pessoas a recolher lixo em locais públicos

#Trashtag Challenge: O desafio sustentável que propõe aos participantes nas redes sociais limpar algum lugar ou área suja e poluída

Desafios virais na internet há muitos, mas se alguns não passam de brincadeiras, como os condutores a imitar a coreografia do cantor Drake na música “In my feelings”, outros têm um caráter de quase utilidade pública, como o Ice Bucket Challenge, que consistia em derramar um balde de água com gelo na cabeça e chamar a atenção para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A internet uniu-se agora num novo desafio, desta vez sustentável.

Chama-se Desafio do Lixo e propõe aos participante limpar algum lugar que encontrem sujo pelas ruas, numa tentativa de alertar para a quantidade de lixo plástico que produzimos e de trabalhar na proteção de áreas selvagens (para onde vão parar alguns dos dejetos).

Quem começou a brincadeira foi um utilizador do Reddit, rede social de partilha de conteúdos. Bryan Róman publicou uma “foto de antes e depois” de uma praia invadida pelo lixo, seguida de uma mesma foto com a limpeza feita no local. A legenda: “Aqui vai um novo desafio para vocês, adolescentes entediados. Tirem uma foto de um espaço que precise de um pouco de limpeza ou manutenção, tirem outra foto depois de terem feito algo acerca disso, e publiquem aqui.” A hashtag foi lançada: #Trashtag (um jogo de palavras com o nome lixo em inglês, “trash”, e o símbolo hashtag).

Abaixo alguns exemplos da reação ao desafio:

Phoenix, Estados Unidos

Lal Dhori, Paquistão

Instagram

Desde que a iniciativa foi lançada, só no Instagram 30 mil pessoas publicaram fotografias e usaram a hashtag. No Reddit, onde tudo começou, há um fórum ativo com mais de 1500 membros.

Siga Vida Extra no Facebook e no Instagram.